ESPIRITISMO: A TERCEIRA REVELAÇÃO.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Espírita, espiritualista, espiritista, espiritualizado...o que realmente sou ?!!!

Bem, já faz algum tempo que venho tentando disponibilizar um estudo do Livro dos Espíritos, numa visão mais simples e de fácil leitura, mas na falta de tempo sempre fico nas tentativas. Agora resolvi tornar esse projeto em realidade, não que agora eu tenha mais tempo, mas, resolvi me organizar pra isso, pois dessa maneira, quem sabe eu consiga compreender mais sobre essa Doutrina que tem me norteado todos os dias de minha vida.

Baseado na leitura deste livro que é considerado o “Manual dos Espíritas” e nas várias aulas e palestras que tive no decorrer da minha vida, tentarei de uma forma bem popular desvendar os segredos de Allan Kardec.

Vale lembrar que quem está fazendo esse estudo sou eu, portanto, teremos uma boa dose de pensamentos e posições minhas. Qualquer pensamento contrário será banido desse Blog...hehehehe, brincadeirinha, espero que gostem e postem comentários, seria maravilhoso ler outras linhas de pensamento, assim poderemos compartilhar o que aprendemos e juntos aprender mais e mais.

Se você tem o Livro dos Espíritos em mãos, poderá verificar que o título dessa matéria é abordado logo no início, nas próximas postagens falaremos um pouco sobre Alma e daremos início aos estudos da Doutrina Espírita, nada mais justo do que começar pelo começo não é ?

Pois bem, em algum momento em nossas vidas, queremos entender melhor algumas coisas, e uma das questões que nos aflige é:

- O que realmente sou ?

Pergunta difícil né, mas, já fica mais fácil se conseguirmos definir que tipo de filosofia seguimos pra nos melhorar. Algumas pessoas só de ouvirem falar a palavra espiritismo, já saem correndo fazendo o sinal da cruz, como se aquela pessoa que se define como Espírita fosse um mendigo lazarento cheio de chagas.

Ora, não cabe o nós julgá-la, pois, na Doutrina aprendemos que cada um tem seu tempo, de acordo com seu grau de entendimento, não que os espíritas são os melhores seres do planeta, mas, nós temos a OPORTUNIDADE  para sermos, colocando em prática tudo o que aprendemos. Deus não nos dá a felicidade, Ele nos dá a OPORTUNIDADE para sermos felizes, basta colocarmos a felicidade em nossas vidas.

Assim é com tudo. Ganhamos oportunidades a todo momento, e, de acordo com o tempo, o entendimento e o merecimento de cada um, conseguimos aproveitar essas oportunidades.
Se tivemos a OPORTUNIDADE de conhecer a Doutrina Espírita, é porque temos o merecimento e de acordo com o nosso tempo e entendimento, vamos, passo a passo, trilhar O Caminho dos Tijolos Amarelos pra voltar pra casa, ou seja, nosso verdadeiro Lar.

O Livro dos Espíritos define espiritual, tudo aquilo que não é material, ou seja, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Qualquer pessoa que acredite na vida fora da matéria, é espiritualista, acredita em algo mais do que só aquilo que consegue ver.

Podemos dizer então que somos Espíritas, pois, seguimos a Doutrina Espírita que tem a relação do mundo material com o mundo Espiritual ou os Espíritos como princípio.

Segue abaixo o trecho do Livro dos Espíritos que nos define:
 
“ ... assim exige a clareza de uma língua, para evitar a confusão que ocorre quando uma palavra tem múltiplo sentido. As palavras espiritual, espiritualista,  espiritualismo têm um significado bem definido, e acrescentar-lhes uma nova significação para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos seria multiplicar os casos já tão numerosos de palavras com duplo sentido. De fato, o espiritualismo é o oposto do materialismo, e qualquer um que acredite ter em si algo além da matéria é espiritualista, embora isso não queira dizer que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo material. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, utilizamos, para designar a crença nos Espíritos, as palavras espírita e Espiritismo, que lembram a origem e têm em si a raiz e que, por isso mesmo, têm a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, reservando à palavra espiritualismo sua significação própria. Diremos que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio a relação do mundo material
com os Espíritos ou seres do mundo espiritual. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas ou, se quiserem, os espiritistas. Como especialidade, o Livro dos Espíritos contém a Doutrina
Espírita; como generalidade, liga-se ao espiritualismo num dos seus aspectos. Esta é a razão por que traz, no início de seu título, as palavras: “filosofia espiritualista”. “


E aí, deu pra tirar as nuvens da cabeça ? Já deu pra se definir como Espírita ?
Se chegou até aqui, é porque você procura por algo mais, na próxima postagem vou falar um pouco sobre a alma, sua definição, de onde ela vem, pra onde vai... essas coisas que só doido entende !!!

Vocês podem ler também as postagens anteriores que traz um pouco da história de Chico Xavier e Jerônimo Mendonça. Não postei a bibliografia deles para venerá-los, mas sim para que sirvam de exemplo e nos mostrem o quanto nossos problemas são pequenos e ainda insistimos em reclamar.

Fiquem na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário